Farinha de arroz indicada principalmente para pessoas celíacas

Farinha de arroz indicada principalmente para pessoas celíacas

As farinhas estão presentes no cardápio dos brasileiros das mais diversas formas. São utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Recentemente, no entanto, elas têm sido destaque na mídia como ingrediente essencial para garantir o equilíbrio da dieta, e, com isso, variações da tradicional farinha de trigo estão ganhando espaço no mercado e conquistando o paladar brasileiro.

O processo de produção da farinha consiste basicamente na moagem do produto como o trigo ou arroz. Dessa forma, ela mantém todos os nutrientes e atua na prevenção de diversas doenças e ainda fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A variação mais comum e mais utilizada atualmente é a farinha de arroz, que é conhecida principalmente por não possuir glúten, e, por isso, pode ser consumida por pessoas com doença celíaca ou intolerância à proteína. Ela também pode ser encontrada na versão integral e ambas apresentam muitos benefícios, como um índice glicêmico bem baixo, o que auxilia no controle do diabetes e doenças do coração. Como mantém as mesmas características do arroz polido, além do amido, a farinha também reduz a absorção de óleos vegetais dos alimentos, tornando-os menos calóricos.

Farinha de arroz indicada principalmente para pessoas celíacas

A farinha de arroz também é rica em proteínas, fibras e vitaminas B1, B2, B5 e B6, cálcio e zinco. Ela auxilia o funcionamento do intestino e a diminuição do colesterol. Vale ressaltar que a principal diferença entre a farinha de arroz normal e a integral é a quantidade de fibras e magnésio. A versão integral, que não passa pelo processo de refinamento, mantém uma quantidade maior e mais concentrada de magnésio e fibras.

Outro ponto importante para inserir a farinha na dieta é a fibra encontrada no alimento. O arroz contém fibras insolúveis, que ajudam a mover resíduos através do intestino. Além disso, como sabemos, uma dieta rica em fibras pode ajudar na redução do colesterol e melhorar os níveis de açúcar no sangue.

Outro ponto importante para inserir a farinha na dieta é a fibra encontrada no alimento. O arroz contém fibras insolúveis, que ajudam a mover resíduos através do intestino. Além disso, como sabemos, uma dieta rica em fibras pode ajudar na redução do colesterol e melhorar os níveis de açúcar no sangue.

A farinha de arroz é um substituto adequado e saudável para a farinha de trigo. Na culinária, alguns afirmam que a massa pode perder um pouco a elasticidade, mas o sabor é mantido. É importante alertar que o consumo da farinha de arroz precisa ser controlado, pois, se ingerida em excesso, pode causar problemas, soltando o intestino, devido a grande concentração de fibras.