Benefícios do arroz parabolizado

Benefícios do arroz parabolizado

O arroz nutritivo que pode substituir o branco e melhorar sua saúde! Você conhece o arroz parboilizado? Sabia que atualmente o Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo? Pode ser que pelo nome você não tenha identificado, mas com certeza já comeu esse arroz sem saber. Ele é mais amarelo que o arroz comum, mas só se diferencia na aparência. Na hora de cozinhar vem outra diferença… Ele sempre fica soltinho! E sabe por quê? A palavra parboilizado significa “parcialmente fervido” (partial boiled, em inglês).

Na verdade, pegam o arroz com casca e, antes de descascar e polir, submetem os grãos a um tratamento com água quente. Só para esclarecer melhor: O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e sais minerais estão concentrados na película e no germe. O endosperma contém, basicamente, amido. A ação da água sobre os componentes solúveis do grão (vitaminas hidrossolúveis e sais minerais) provoca sua migração da camada externa – onde estão mais concentrados – para o interior do grão, deixando-o mais rico do ponto de vista nutricional. Uma vez transferidos para o interior do grão, os nutrientes são aí fixados através da gelatinização do amido, pelo calor.

Por isso a denominação de processo hidrotérmico. Não precisa fundir a cabeça com esta explicação técnica. Na verdade, o que é bem bacana de saber é que este tipo de arroz, além de ficar bem soltinho, tem mais nutrientes que o arroz polido comum.

Benefícios do arroz parboilizado: – Rico em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais; – Naturalmente mais saudável, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo; – Quando cozido fica sempre soltinho; – Rende mais na panela; – Requer menos óleo no cozimento (até 50% menos); – Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades; – Alto grau de higiene no processo de industrialização; – Conserva-se por mais tempo. Agora, o arroz branco comum (refinado) é pobre em vitaminas, minerais e fibras e rico em carboidratos (açúcar). Prefira comer o arroz parboilizado ou o integral que são mais nutritivos mesmo que possuem mais calorias. Peguem um pouco menos e garanta a sua saúde!